Felipe Almeida destaca a importância das audiências públicas para construção coletiva do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2026 (PLOA)

Felipe Almeida, subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Seplan. Foto: Igor Matias

O EPPGG Felipe Almeida, subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Seplan, destaca a importância das audiências públicas para construção coletiva do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2026 (PLOA). O objetivo é ouvir a população das regiões sobre como o estado deverá alocar investimentos em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outras, estabelecendo metas fiscais e limites de gastos, e contribuindo para o controle e a responsabilidade na gestão de recursos.

A construção do PLOA é feita pela Seplan, que desde a sua recriação, em 2024, assumiu entre suas atribuições o Orçamento Público. Neste ano, a novidade é a ampliação de seis para nove audiências territoriais.

“A ampliação das audiências públicas territoriais é um avanço importante no fortalecimento da transparência e da participação cidadã na construção do orçamento estadual. Ao escutarmos a população diretamente, conseguimos alinhar as prioridades do governo às demandas reais de cada região. Esse diálogo permite que o PLOA 2026 reflita com mais precisão os investimentos necessários para promover desenvolvimento, equidade e qualidade de vida em todo o estado”, afirma.

A atuação do Felipe Almeida é mais um registro da atuação ativa e transformadora dos EPPGGs em Sergipe.