
Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) de Sergipe, que integram a Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, marcaram presença no 1º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), realizado em Brasília (DF). O evento reuniu cerca de 1,5 mil representantes de todo o país e teve como tema central a reconstrução do planejamento nacional, promovendo debates fundamentais sobre o fortalecimento da gestão pública e o futuro do planejamento governamental.
Sergipe esteve em destaque com a participação ativa de seus EPPGGs, que contribuíram com artigos aprovados, painéis e conferências relevantes.
O EPPGG Guilherme Uberti apresentou o artigo “Governança Colaborativa para Planejar o Desenvolvimento Sustentável em Longo Prazo: A Iniciativa Sergipe 2050”, escrito em coautoria com o também EPPGG Guilherme Maia Rebouças, da Desenvolve-SE. A apresentação abordou os três pilares da iniciativa Sergipe 2050:
- Uma instância deliberativa compartilhada entre instituições públicas e privadas;
- Uma metodologia inovadora para debater temas estratégicos de futuro;
- O estímulo à participação social qualificada.
A iniciativa é referência nacional no debate sobre a institucionalização do planejamento de longo prazo e reforça o papel da governança colaborativa no desenvolvimento sustentável.
Também durante o congresso, a EPPGG Isadora Bastos, da Seplan, conduziu o painel “Desafios para a Implementação de Políticas Públicas Intersetoriais”, contribuindo para a reflexão sobre a necessidade de maior integração entre as políticas públicas e promovendo soluções mais eficazes para a gestão pública.
O EPPGG Pedro Marafelli, superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan Sergipe, participou com dois importantes painéis:
- “Implementação da Sistemática de Monitoramento Ativo: lições e aprendizados”;
- “Reconstruindo o Planejamento no Estado de Sergipe: a recriação da Seplan”.
As apresentações destacaram os avanços e aprendizados recentes na estruturação do planejamento estadual e no uso de ferramentas de monitoramento mais eficazes.
A participação dos EPPGGs de Sergipe no I Conseplan reafirma o protagonismo técnico do estado nas discussões nacionais sobre planejamento, sustentabilidade e inovação na gestão pública.
